BUSCA
Toda história possui um ou mais
personagens que tem como objetivo buscar algo. É a essência da narrativa, para
montarmos um bom enredo precisamos desenvolver quatro elementos:
Lead - Personagem Principal.
Objective - Objetivo do personagem.
Conflict - Conflitos e obstáculos que o
personagem enfrenta ou oposição.
Knockout Ending - Um final impactante para a
história ou memorável o mais importante é a coerente.
"Alguém deseja
alcançar um objetivo mas deve vencer uma oposição para consegui-lo."Podemos resumir praticamente todas as
histórias com a frase acima.
A>B<C
"A" quer "C" mas
"B" está no caminho. A é o
personagem principal. B é o conflito/oposição. C é o objetivo (amor de alguém,
um anel, destruir algo, etc.).
Portanto, toda história tem um enredo
(Plot). E esse enredo é sobre um personagem principal, que tem um objetivo,
algo crucial para o seu bem-estar. A maior parte do enredo se dá nos conflitos
com a oposição, uma série de batalhas para a conquista do objetivo. Se a
história não respeita esse conceito básico, vai ser muito difícil que ela
agrade o público, a não ser que seja vontade do autor buscar algo revolucionário,
o que está cada vez mais difícil na época pós-moderna dos dias atuais.
1. Personagem
Principal
Tanto o objetivo quanto o conflito da
história devem girar em torno desse personagem. Não cabe nesse artigo discursar
sobre a criação de personagens, mas é fundamental que o personagem principal
provoque empatia na audiência, ou seja, que os leitores/espectadores torçam e
se importem com ele. Vejam bem que empatia não é o mesmo que simpatia. Podemos
ter um personagem simpático que não desperte emoções e cujo destino seja para a
audiência indiferente.
Vejam bem que isso não significa que os
personagens tenham que fazer ações previsíveis, e sim que sejam ações coerentes
com suas personalidades. Um determinado espectador, por exemplo, poderia nunca
se sacrificar por alguém desconhecido, mas reconhece o valor desta ação e se
identifica com o personagem que a realiza.
Todos nós somos definidos pelas
escolhas que fazemos. Seja de roupas, comida, programas de televisão, caráter.
E os outros formam opiniões boas ou más sobre nós baseados nessas escolhas.
Ocorre o mesmo com os personagens criados em uma história.
2. Objetivo
O que o personagem principal busca? Um
objeto? Amor? Paz? Emprego? Respeito próprio? Definição da sua sexualidade?
Reparem que o objetivo não precisa ser
algum objeto físico. Geralmente em obras mais complexas (chamadas por mim de
"artísticas"), o objetivo é a busca de algo no interior desse
personagem. Já em obras mais comerciais é típico um objetivo mais tangível e
visível para a audiência.
É fundamental que o objetivo do
personagem seja de extrema importância para sua vida, caso contrário a história
não se sustentará. Se não for algo crucial para sua existência e felicidade,
não valerá a pena lutar por ele. E se o personagem não luta pelo objetivo, não
temos história.
3. Oposição
O herói é tão bom quanto seu vilão.
Então uma boa obra precisa ter intensos conflitos e uma oposição de valor. O
personagem principal não deve atingir seu objetivo facilmente, e algumas vezes
ele pode nem isso conseguir.
A oposição não precisa vir de um único
vilão humano. Pode ser a natureza ou pode simplesmente ser um pesado conflito
interior (assumir ou não algo de errado que fez, aceitar ou não a perda de um
filho, etc.). A oposição também pode ser um grupo, como o governo, ou o
exército. Se escolher um grupo como oposição, faça com que esse grupo seja
representado por um personagem, para dar maior foco a trama.
O mais importante é que o personagem
tenha que se esforçar ao máximo para vencer os obstáculos, e que esses
obstáculos fiquem cada vez mais intensos ao longo da história. Na verdade, é
muito comum histórias onde o personagem principal esteja praticamente derrotado
até a reviravolta final, quando vence buscando aquela última energia.
Assim como para o personagem o objetivo
a ser alcançado é fundamental para sua vida, o mesmo ocorre com a oposição. Os
conflitos devem ser lógicos e com motivações racionais.
4. Final
Memorável
O final da história é praticamente a
última sensação que a audiência carrega da obra. Portanto, um bom final pode às
vezes compensar uma história fraca, e um final ruim pode destruir uma bem
construída narrativa.
Um final memorável não significa um
final absurdo nem irreal. Significa simplesmente um final que agrade e ao mesmo
tempo surpreenda de maneira satisfatória a audiência. Às vezes é melhor a
obra ter um final comum do que uma invenção sem coerência, o que é falta de
respeito com o espectador/leitor.
Um bom final também deve responder
todas as questões levantadas ao longo da trama, a não ser que seja vontade do
autor manter a dúvida, o que requer muita habilidade, já que é difícil saber
qual dúvida a não ser respondida contribui para a melhor qualidade da obra.
5. Tema
(Moral)
Ao chegarmos ao final da obra, o
leitor/espectador espera obter alguma mensagem mais profunda, que represente
todo o contexto do que ele acabou de presenciar. Toda história tem uma moral ou
tema por trás de si, mas o escritor deve tomar muito cuidado ao estabelecer a
forma de transmissão dessa mensagem para a audiência. Busque sempre qual será a
Moral de sua narrativa. O que você quer passar para a audiência quando ela der
aquele último suspiro após o fim de um filme ou livro.
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